Ruído, lacuna.....comunicação




                Sentimentos que voltam,  revisitam mesmo que não sejam solicitados, outros que aparecem  inesperadamente como novidade, sem aviso prévio, gerando um grande “não saber” , lacuna, algo que realmente não me apetece, que não me aquece, tira prováveis significados e abre espaço para especulações.
                Por  vezes me questiono sobre o modo como nos comunicamos, sobre a objetividade ou os ruídos que imprimimos na forma como escolhemos nos expressar, sinto que se não houvesse de fato um pensar coletivo sobre isso, como se simplesmente esquecêssemos que quando nos comunicamos, falamos para alguém e contamos algo, é como vejo. Na maioria das vezes  falamos para nós mesmos, e esquecemos que a mensagem é para o outro, assim, criamos lacunas, deixamos margem para a imaginação, para os erros e mal-entendidos .
                Para piorar toda essa celeuma, não sabemos ouvir, então, somando comunicação ruim mais ouvido surdo, o que nos resta?         
Imaginar
Especular
Confundir
Errar
Desrespeitar
                São inúmeras as possibilidades, e infelizmente não consigo ver que em algum momento algo mudará esse fato, devemos apenas aprender a questionar mais as mensagens que recebemos e sermos pacientes em ouvir,  de alguma maneira não desistir de encontrar o real sentido do que nos foi ou será dito.
                A meu ver uma comunicação sem ruídos está tão cheia de respeito, que em virtude da quantidade de ruído a que nos acostumamos, não conseguimos enxergar , nos habituamos como de costume e por isso nos perdemos, sem perceber os prejuízos causados por algo tão simples, tão primário.
                Por tanto, se for possível, pensemos sobre isso.
Ricardo Pereira,
Recife, 05 de janeiro de 2013, 21:35



               
               

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas que tenho e sou

O tempo que se tem

O seu mundo é só seu