Vida-guerra X Gerra-vida


            Pequenas batalhas travadas ao longo da guerra que chamamos de vida.  Hoje, senti uma pequena sensação de vitória, nada soberbo nem muito menos espetacular, apenas um detalhe, uma mudança de atitude ao meu redor, tão simples e de repente sem total certeza, me senti vencedor naquele momento.
            Este pequeno detalhe tão ínfimo capaz de uma sensação tão gostosa, o triunfo, posso chamar também de felicidade, já que, a guerra é a vida, uma batalha constante por tudo: ver, ser visto, estar, ser, dizer. Lutamos por tudo, como justificativa: lutamos, mas nem tudo é triunfo, vitória, sentimos constantemente o dissabor ou o amargo da derrota, que muitas vezes acaba abafando ou desacreditando nossas doces vitórias, temos uma facilidade absurda em valorizar a amarga derrota, penso que seja um mecanismo de auto-preservação que por vezes pode nos tirar o significado da luta.
Sem significado sucumbimos, conseqüentemente perdemos batalhas e este perder pode nos matar. Retomar o significado, lembrar das doces vitórias cotidianas é para mim a chave fundamental para se manter vivo nas trincheiras, com tudo, como diria o Pato Fu :
“...As brigas que ganhei
      Nem um troféu
      Como lembrança
      Pra casa eu levei

      As brigas que perdi
      Estas sim
      Eu nunca esqueci
      Eu nunca esqueci...”

            Nossas derrotas na realidade têm a possibilidade de tornar-se, grandes lições, na qual teremos como possibilidade aprender e crescer ou simplesmente negar, introverter e ou retroceder, tudo uma questão  de escolha somada a forma como conseguimos perceber e enxergar o contexto, fácil, realmente não é, mas como imaginar que uma guerra pudesse ser fácil. Para existir a guerra temos de ter conflitos, dor, luta, perdas, sofrimento, batalhas, lutas, armas, derrotas, vitórias, tudo isto, menos, facilidades.
            Independente do tipo de motivo que te mova, seja ele: religioso, étnico, ideológico, econômico, territorial , de vingança ,de posse, a soma de vários destes ou quaisquer outros que não esteja explicitado por aqui, me questiono:
 Existe uma vitória final, definitiva?
A Guerra tem fim?
Há vitória quando se ganha em detrimento do sofrimento ou da perda alheia?
            Não consigo responder tais questões quando penso de forma macro da guerra como guerra, mas quando penso num paradoxo com o nosso dia a dia, com a nossa vida, penso ser melhor enxergarmos significado nas pequenas batalhas, do que, pensarmos a vida como uma guerra de um vencedor, provavelmente tornaria tudo mais simples, porém, tiraria de uma certa forma o significado do caminho, do percurso que para mim hoje é o que realmente importa.
Sérgio Pereira,
Caruaru, 17 de Novembro de 2010, 20:32

PS: Foto do flamingos - http://www.fotolog.com.br/noabuelano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas que tenho e sou

O tempo que se tem

O seu mundo é só seu