Reflexo de 05 de agosto de 2011


Tudo novo de novo, uma escolha, um desejo que se aplaca, uma vontade que se agarra e cresce, por um, por dois, uma coincidência do destino ou uma conspiração, não se sabe.  
Encontros acontecem o tempo todo, em todos os lugares, mesmo nos mais improváveis, pessoas se esbarram, se olham, conversam, percebem similaridades, passam pelo encantamento e vão. Não se dão conta das possibilidades, não querem se arriscar, não estão no tempo certo, existem milhões de justificativas para os encontros não continuarem, mesmo quando encontrar é o que se deseja, como se os focos estivessem distorcidos, danificados.
Sinto que cada vez mais uma grande parte das pessoas vai criando uma vida de mais desencontros que encontros, cultivamos uma solidão repleta de relações de pouca profundidade, antagônico ao desejo, que hora chamo de coletivo, de uma relação profunda e utopicamente duradoura, nesse ínterim, tantas coisas são perdidas, adiadas, endurecemos até que um dia, numa fresta de tempo sejamos arrebatados por uma empatia simultânea, por uma reciprocidade que se percebe tão sutilmente, mas que lança um fio, como da teia de uma aranha, fino, quase invisível, mas forte o suficiente para ligar, para fazer possível um desenrolar que se confirmará na sintonia de quereres ou apenas numa falsa impressão do que se deseja.
Mas  quando a fina teia fixa, a sintonia se faz e a partir dessa espinha desse cerne uma trama começa a ser transada, novos fios vão aparecendo, partir do conhecer, do saber mais sobre o outro, novas histórias, referencias, música, literatura, um olhar por um ângulo antes desconhecido, a visão refletida do que já se foi ou se poderá ser, o abrir para conhecer, despretensiosamente, apenas com uma leve esperança de continuidade. Nasce um desejar constante, numa ligação meio umbilical de um novo que está sendo criado e precisa ser alimentado, para poder crescer, viver ou morrer. Tudo depende das escolhas, dos caminhos que percorrerão e da forma que encontrarão saídas para conseqüências que surgirão.
Construir, solidificar, tudo tem seu tempo, seu momento, e a astúcia está em saber mutuamente perceber e equilibrar o tempo de cada um, não gosto de chamar de jogo, não fica bonito e dá a conotação de um vitorioso e um derrotado, coisa que não cabe na construção de um a relação, a idéia de ganha, ganha, é sem dúvida a mais coerente e a que se deve buscar quando se pensa dois.
Como fazer funcionar?
Imagino , quando olho para trás no pouco tempo que tenho, que viver um dia de cada vez, sem dar responsabilidades nossas ao outro com um leve olhar compartilhado no amanhã seja uma boa idéia, e para além do sonho perfeito, se enxergue que momentos áridos chegarão, pois temos muitas estações durante nossa vida, com direito a lindos dias de sol, bem como, com todas as intempéries, enchentes e secas.
Porém, nada apagará as primeiras impressões, o sorriso bobo e fácil, o olhar doce e contemplativo sempre recíproco, o conhecer dos corpos, o cheiro que se entranha, os mundos que se apresentam, as pessoas dos universos ao redor, tantos ganhos, tão fundamentais para solidificação do que pode ou não vir depois.
Tudo chega de modo tão inesperado, e ainda assim, acalma o espírito de forma tão rápida e ao mesmo tempo sublime. Escolher e ser escolhido, permitir, abrir as portas para o novo, abaixar a guarda, ficar leve, sem tensões e viver.

Ricardo Pereira,
Recife, 07 de agosto de 2011, 20:12.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas que tenho e sou

O tempo que se tem

O seu mundo é só seu